Da Redação Avance News
09 de Maio de 2023 às 09:00
O tema escolhido para a data é voltado a realidade das mães junto das suas dificuldades, conquistas, realizações e superações
Conforme a enfermeira Izabel Zanutto, da Coordenadoria de Saúde da Seduc, as homenagens são uma forma de demonstrar reconhecimento aos profissionais que dedicam seu tempo todos os dias em prol da educação pública. “As ações têm o objetivo de homenagear as mães e estimular o autocuidado. Além de promover um debate sobre saúde no ciclo perinatal e sobre a parentalidade exercitando sua capacidade de amar, ensinar, continuar vaidosa, cuidando da sua beleza e bem-estar”, explicou.
Izabel ainda contou que as atividades começaram na primeira semana do mês, com um curso de auto maquiagem e ensaio fotográfico. As fotos serão encaminhadas às servidoras, como uma forma carinhosa de reconhecimento. “Esta será uma forma de presentear as mães servidoras de nossa secretaria”, disse ao enfatizar a importância de retribuir a atenção diária.
Na semana que antecede o Dia das Mães, a organização ainda planejou dois eventos voltados ao acolhimento das profissionais, como relata a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Flávia Emanuelle. “Nosso foco será abordar a maternidade e promover um debate sobre a saúde destas mulheres, tendo em vista o impacto da pandemia nas famílias brasileiras que precisaram se fortalecer”, contou.
Segundo a secretária, no dia 10 de maio às 10 de maio às 14:30, será realizada uma live de bate-papo aberto aos servidores da sede e das Diretorias Regionais de Educação (DREs), abordando as angústias, alegrias e desafios da parentalidade como um todo. A última ação será realizada no dia 12 de maio das 09h às 10h no auditório da Seduc com um Talk Show, com apresentação de três mães e 1 um filho, que gentilmente aceitaram o convite para relatar brevemente suas maternidades. Uma ação interativa para estimular o engajamento, descontração e autoconhecimento, promovendo assim um espaço para diálogo de aproximação no ambiente de trabalho e humanização das relações socioprofissionais.