Da Redação Avance News
18 de Maio de 2023 às 16:49
Objetivo foi apresentar processos para atendimento das novas obrigações acessórias definidas pela Receita Federal
O evento realizado de forma virtual, teve participação de mais de 100 servidores estaduais das áreas contábil e financeira das secretarias e órgãos da administração direta.
A secretária Adjunta do Tesouro Estadual, Luciana Rosa, fez a abertura do workshop agradecendo a participação de todos os servidores no encontro. Para ela, debater o processo de implantação das novas obrigações acessórias é importante para atender as exigências legais e manter a regularidade fiscal do Estado.
“A gestão da regularidade abrange diversos aspectos como fiscal, financeiro, contábil. Caso tal regularidade não seja cumprida, temos algumas consequências, como o Estado ficar impedido de receber transferências voluntárias do governo federal, de contratar operações de crédito e firmar convênios. Por meio dessas reuniões, podemos acompanhar o andamento da implementação das mudanças e dar o apoio necessário para as equipes das secretarias envolvidas no processo”, explicou a secretária.
Dentre as alterações está a manutenção da regularidade do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A mudança principal é que cada órgão passa a ser responsável pela regularidade do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), no entanto, a estrutura do Governo continua sendo centralizada.
“Uma consequência da alteração do CNPJ quanto à descentralização é que as secretarias irão adquirir mais independência e com isso terão mais tempo para realizar os lançamentos no sistema de mensageria da EFD-REINF, que é o sistema de envio, recebimento e informação de processos e documentos do Governo do Estado”, afirmou Joelice Matos, Coordenadora da Gestão de Obrigações Tributárias do Estado (CGOT).
Com objetivo de auxiliar e orientar as secretarias e autarquias, a Sefaz criou um grupo de trabalho. O cronograma das atividades ainda será estabelecido de acordo com as particularidades de cada unidade da Administração Direta.