Senado usa sabatina de Galípolo para mandar recados ao Planalto sobre 'dobradinha' com STF
A falta de definição da data da sabatina de Gabriel Galípolo na CAE nada tem a ver com o perfil do indicado para o Banco Central. Galípolo já angariou apoios, inclusive da oposição, e arrancou frases de adversários do governo que dão uma ideia de que dificilmente ele terá problemas numa votação na Casa.
Ciro Nogueira, por exemplo, disse que o ex-número 2 da Fazenda tem todo seu apoio. Mas, afinal, o que está por trás da enrolação do Senado para sabatinar o indicado de Lula? Tal qual o comportamento de uma criança, senadores usam a indefinição da data da sabatina para chamar atenção do Planalto e mandar recados. É como se o Senado estivesse dizendo: “Não é você, Galípolo: somos nós. É o STF. São as nossas emendas. É Lula”.
Senadores estão irritados e seguem desconfiados, assim como na Câmara, de que está um curso um jogo combinado, uma operação casada entre Executivo e STF no caso das emendas, decisão de Dino, e no apoio público do presidente Lula à decisão do ministro Moraes no caso Musk.
Senado, como o blog já revelou, quer cada vez mais pautas anti-STF e se irrita com o que considera alinhamento do governo com o Judiciário pois se sente ameaçado. Já que é ano de eleição e a agenda do governo no Congresso só deve ser retomada em 2025, o Senado aproveitou a pauta da indicação da sabatina para mandar seus recados de insatisfação e ameaça deixar a sabatina do indicado para o BC para depois das eleições.
Além disso, os parlamentares aproveitam para marcar posição na rejeição de Padilha como interlocutor político. Preferem Jacques Wagner no comando, por exemplo. O vai e vem da data da sabatina de Galípolo, portanto, é um spoiler do que o Senado deve fazer com o governo nos próximos anos, principalmente se eleger maioria bolsonarista em 2027. Ou seja, no meio do caminho das urgências da sociedade há a prioridade dos parlamentares: seus interesses particulares.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
FuncionalAlways active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.