A constante busca de parcerias para potencializar os atendimentos à população, especialmente aquelas mais vulneráveis ou em risco, tem reforçado a atuação social conjunta do Governo de Mato Grosso e da Prefeitura de Várzea Grande para que mais pessoas possam ser atendidas e ganhem a tão sonhada independência.
Assim acontece com a ‘Casa de Sarita’, recém-inaugurada pelo prefeito Kalil Baracat, durante as festividades dos 156 Anos de Fundação de Várzea Grande com uma nova concepção de prestar apoio e dar prosseguimento no fortalecimento às mulheres e meninas, vítimas de violência, para que a vida delas e de suas famílias sejam acompanhadas e possam ser profissionalizadas e encaminhadas ao mercado de trabalho, pois a independência financeira sinaliza para um futuro mais promissor.
A ‘Casa de Sarita’ vem se firmando como mais um equipamento de acesso às políticas públicas. A unidade está despertando o interesse de vários órgãos que tem buscado firmar parcerias, serviços e articulações. Nesta quinta-feira, 01 de junho, uma equipe técnica do CASIES (Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial) – unidade administrativa da Secretaria de Estado de Educação – visitou a unidade para conhecer o espaço social e os diferenciados serviços reunidos e oferecidos na Casa.
“Fiquei surpreendida com o local e com a gama de serviços que são oferecidos aqui. Estamos muito felizes em conhecer essa Casa e de saber que em Várzea Grande tem um espaço onde podemos encaminhar as famílias que necessitam de acompanhamento psicológico e de serviços de fortalecimento de vínculos. Aqui estamos contentes em saber que aqui também desenvolve um trabalho de fortalecimento da Rede de Proteção”, destacou a Assistente Social, Josemara Aparecida Ramos.
Para a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorileo Baracat, que foi quem concebeu o modelo de atendimento diferenciado da ‘Casa de Sarita’, no seu dia a dia enquanto operadora do Direito se deparava com diversas pessoas socorridas pelos órgãos de controle, mas sentia a necessidade deste atendimento ter continuidade e avançar para assegurar direitos de todos.
“A intenção do prefeito Kalil Baracat e sua equipe é que as mulheres e meninas vítimas do pós violência, possam deixar no passado as dificuldades enfrentadas e vislumbrem a possibilidade de continuarem suas vidas resguardadas, com respeito e independência”, frisou Kika Dorilêo Baracat, sinalizando que Várzea Grande quer e vai avançar ainda mais.
A CASIES fornece apoio e suporte à inclusão da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, e desenvolve ações que visam oportunizar a elaboração e divulgação de conhecimentos relativos ao processo de ensino, aprendizagem, com vistas ao fortalecimento do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superlotação.
Como explica Josemara Ramos, a visita à ‘Casa de Sarita’ também visa o fortalecimento de parcerias que possam alcançar esse público em especial e que possam na medida do possível serem incluídos em programas e ações sociais, desenvolvidos na Casa.
A coordenadora da Casa de Sarita, Taynara Morais disse que a gestão do prefeito Kalil Baracat desenvolve políticas públicas voltadas para todos e que a Casa atende meninas e mulheres.
Em defesa da inclusão social, com um trabalho em rede, que fortaleça a situação das mulheres e meninas vítimas de violência, a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira afiançou que as ações da Administração Municipal são no sentido de oferecer continuidade de vida a essas pessoas para que elas trabalhem, sejam independentes, respeitadas e possam resguardar suas famílias.
“Temos que repelir de forma efetiva toda e qualquer violência, seja ela contra quem for, mas o passado não pode superar o presente e o futuro e é nestes dois tempos que estamos preocupados, ou seja, resguardar mulheres e meninas agora e permitir que elas tenham futuro, assim como suas famílias”, disse Ana Cristina sinalizando que a chegada da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, reforça a importância das ações conjuntas entre o Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande pelo bem comum de todas as pessoas.
Ana Cristina ressaltou como possível a inclusão do público-alvo atendido pela SEDUC, no caso, os portadores de necessidades especiais, serem contemplados, com ações especializadas de profissionais das diversas áreas que atuam na ‘Casa de Sarita’, como Saúde, Educação, Social entre outras, ressaltando que em outras unidades públicas de Várzea Grande como o Centro Municipal de Atendimento e Apoio a Inclusão João Ribeiro Filho (João Muleta).