Da Redação Avance News
O Serviço de Operações Especializadas da Polícia Penal de Mato Grosso (SOE), vinculado à Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), órgão da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), completou, na sexta-feira (08.11), 14 anos de serviços prestados nas unidades penais do Estado.
Criado em 2010, o SOE conta com um efetivo capacitado para operar em situações de riscos e suporte à fiscalização e ações cotidianas interna e externas das 41 das unidades mato-grossenses. Também dispõe de um canil com animais treinados para revistas internas, buscas e recapturas nos mais diversos ambientes.
O gerente do SOE, Milton Flávio de Brito Arruda, destaca a importância do trabalho dos policiais penais na realização dos serviços mais complexos relacionados as unidades prisionais, como o restabelecimento da ordem, recapturas de foragidos, escoltas de alto risco e operações integradas com outras forças especializadas de segurança do Estado.
“Temos como missão atuar em situações de alto risco que excedam a capacidade operacional cotidiana das unidades penais do Estado, bem como em outros Estados da federação. Além de ações nas unidades penais e outras instituições na utilização de cães, também prestando apoio em operações integradas com outras forças de segurança ”, explicou Milton.
BALANÇO
Dados do 1° semestre deste ano, mostram resultados positivos das operações do SOE, entre os quais a escolta em 66 transferências de presos, apreensão 740 celulares, cinco recapturados de foragidos e mais de 60 operações integradas.
Construído e entregue em 2023, o SOE dispõe de centro de treinamento com academia de formação de novos policiais e atualização de conhecimentos, estande de tiro, simulacros de celas e de espaço de combate em ambientes fechados., entre outras atividades.
A base operacional do SOE é formado por 65 policiais especializados, 11 veículos e um canil com três cães.