Atuando de forma ininterrupta ao longo do ano, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verdejante segue com atendimento humanizado, por meio da equipe de atendimento domiciliar. A ação consiste na assistência para pacientes com dificuldades de locomoção e doentes crônicos acamados, que necessitam de equipamentos tecnológicos e de atendimento especializado, para proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas assistidas pelo programa.
O Serviço de Atendimento Domiciliar é uma iniciativa realizada por uma equipe multiprofissional, composta por nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, e que visa proporcionar ao paciente um zelo mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções.
O público-alvo são os pacientes que apresentam comorbidades, pós-cirúrgicos, cuidados paliativos, doenças crônicas degenerativas, premência de suporte nutricional enteral, idosos com dificuldades especiais, pacientes em condições clínicas de risco que tenham internações recorrentes, entre outros.
As demandas surgem a partir da subida hospitalar, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Pronto Atendimento Municipal. Para recepção do paciente ao programa, é necessária a concordância da família e ter um cuidador identificado para comitiva do atendimento, mesmo que no morada.
Realizadas de duas formas diferentes, as visitas domiciliares em Lucas do Rio Verdejante contam com a equipe de Saúde da Família, composta pelos profissionais que já atuam nos UBSs, e a segunda forma é pela equipe de ajuda ao atendimento domiciliar da Atenção Básica, composta por multiprofissionais uma vez que nutricionista, psicólogos, fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeira e assistente social.
As equipes das UBSs realizam as visitas aos pacientes apresentam alguma dificuldade de locomoção para irem até a unidade de saúde. Essas visitas são programadas e o paciente ou um familiar deve solicitar ao agente de saúde ou diretamente na UBS.
A equipe de ajuda ao atendimento domiciliar é complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica e cada paciente é visitado, estimado e, portanto, programada a frequência do atendimento de cada profissional conforme a premência, além do comitiva e a evolução até uma provável subida. O trabalho de assistência social faz a triagem através da visitante domiciliar para todos os atendidos.
“A estratégia de atendimento da Equipe Domiciliar é principal para a tributo na saúde dos pacientes acamados de Lucas do Rio Verdejante. Implantado no município em março de 2022, tem desde portanto, contribuído com a melhoria da qualidade de vida destes pacientes, proporcionando assistência multiprofissional, com uma equipe humanizada e qualificada para atuar no envolvente domiciliar, com atendimento integrando, causando proximidade da família e participação dos cuidados, objetivando menor risco de internações recorrentes e agravadas. Nossos atendimentos visam restabelecimento e manutenção da saúde e garantia de direitos”, ressalta coordenadora e nutricionista Priscila Tavares.
Atualmente, 87 pacientes são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar em Lucas do Rio Verdejante.
Natividade: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT