Da Redação Avance News
01 de Agosto de 2023 às 08:47
A ação deve ocorrer em seis cidades mato-grossenses e segue até dezembro
A Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp) promoveu a segunda Roda de Conversa para os servidores do Sistema Penitenciário e do Socioeducativo nesta segunda-feira (31.07). O evento, realizado por meio de uma articulação com as Ouvidorias Setoriais e Unidades de Correção, ocorreu em Rondonópolis com objetivo de levar ao servidor uma discussão sobre o seu papel para com a sociedade enquanto agente da Segurança Pública.
Com a ideia de estabelecer uma proximidade entre os profissionais com as Unidades de Controle, a “roda de conversa sobre as ferramentas de controle e participação do servidor na administração pública” informa-os sobre os processos de trabalho desenvolvidos no serviço público e traz o questionamento em relação às suas necessidades e perspectivas durante o serviço.
Além disso, há a intenção de expandir os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Ética, acolhendo servidores para que haja a disseminação de conhecimento sobre as normas éticas e disciplinares determinadas.
A presidente da Comissão de Ética, Simone Cordeiro Costa Guedes, ressalta a necessidade da tomada de consciência dos servidores sobre seu papel enquanto agente público, a fim de ampliar o seu saber enquanto profissional.
“Onde estiver, ele representa a instituição de segurança pública, e essa roda de conversa leva todo o cabedal de conhecimento e discussões para as unidades. Depois ele é colhido de volta através da reflexão desse profissional, o que ele entende, o que o faz pensar enquanto servidor público e quais são as suas necessidades”, destaca a presidente.
O secretário-adjunto de segurança pública, Héverton Mourett, ressalta a importância das ações para ampliar a consciência comportamental no serviço público, justamente por meio de seus servidores.
Esta é a segunda atuação neste sentido que vem ocorrendo no estado em 2023, sendo a primeira realizada em Cáceres, em quatro de julho. O projeto faz parte do planejamento da Comissão de Ética da Sesp, realizando juntamente com o secretário de segurança pública César Roveri, no início do ano, e envolve rodas de conversa em mais quatro cidades do estado, somando seis com Barra do Garças, Sinop, Juína e por último Cuiabá.
A próxima rodada já possui data e local, ocorrendo em Barra do Garças em 22 de agosto. A programação deve ser finalizada em dezembro, na capital mato-grossense.
A ação faz parte da implementação das leis n° 10.691 e n°11.187 do poder executivo, que integram o Programa de Integridade Pública do Governo do Estado de Mato Grosso, para capacitar os órgãos em um conjunto de procedimentos internos de prevenção e detecção de fraudes e irregularidades. As leis têm como objetivo criar e melhorar padrões de ética e conduta, além de ajustar ações de comunicação e cursos para vincular as normas do órgão, estabelecendo também procedimentos de gestão de crises nas unidades.