terça-feira, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomePolíciaSesp finaliza primeira etapa de Programa de Preparação para Aposentadoria

Sesp finaliza primeira etapa de Programa de Preparação para Aposentadoria

Da Redação Avance News


12 de Julho de 2023 às 17:59
O último encontro ocorreu para servidores do Corpo de Bombeiros com palestras educativas de servidores da Segurança Pública
Larissa Azevedo | Sesp-MT

O Programa de Preparação para Aposentadoria da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), encerrou o seu Projeto Piloto na Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB), nesta quarta-feira (12.07), com uma palestra para os servidores do Corpo de Bombeiros beneficiados durante o seu período de execução, iniciado em 08 de maio. A ação, que visa preparar os servidores da Sesp para a aposentadoria ou para a reserva remunerada em um processo psicologicamente saudável, é um projeto coordenado pela Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria e sua equipe técnica. 

Conduzido pela Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (Coadss) e pela Gerência de Saúde e Segurança (Gess), o seu principal objetivo consiste na transição para a aposentadoria remunerada e planejada, focada na qualidade de vida do servidor após seus anos de contribuição. 

A palestra, que teve como tema “Legislação Previdenciária para os Bombeiros Militares”, foi o último de diversos momentos de atividades e dinâmicas a fim de preparar o militar psicologicamente para a saída gradual do período de trabalho, que dura no mínimo 30 anos para os homens e 25 para as mulheres.

Além dos servidores do Corpo de Bombeiros, a Gestão de Pessoas deve atender servidores do Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do próprio prédio da Sesp. O programa deve voltar a ser realizado com o Sistema Penitenciário e Socioeducativo, a partir de setembro.

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Danilo Cavalcante Coelho, também coordenador de Gestão de Pessoas do Bombeiro Militar, destaca que a intenção do projeto é que o profissional seja conscientizado sobre a necessidade de um processo de desaceleração entre o período de trabalho e a reserva remunerada e aposentadoria. 

Ele ainda ressalta a importância dessa iniciativa para os profissionais beneficiados com as ações. “Foi excelente. Foi excepcional, para nós, termos sido contemplados por esse programa, porque eles tiveram acesso a palestras, dinâmicas e a profissionais que nós não temos no ambiente institucional, e que conseguiram trazer para os nossos militares uma visão e uma necessidade diferentes diante da proximidade da reserva remunerada”, afirma. 

O cabo Creison Do Nascimento Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, que trabalha há 28 anos e se aproxima da reserva remunerada, confirma a necessidade do Programa, ao falar sobre as orientações recebidas durante o processo. “O projeto orienta os militares para evitar a ociosidade, e também orienta na parte financeira e afetiva da família. Assim como cuidar do corpo e da mente, já que a tendência é depois de sair você dar uma relaxada”, destaca. 

Além da fala do coronel Cavalcante, o último encontro contou com palestras dos tenentes coronéis da Polícia Militar Wangles dos Santos Lino e Valéria Silva Ramos.

A iniciativa está de acordo com os decretos nº 9.571, de 29/06/2011 e nº 393 de 15/01/2016, que visam promover e incentivar programas de preparação para aposentadoria de servidores, além de destacar a importância de implementação de ações para esse processo, respectivamente.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes 



Fonte: SESP MT

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS