Da Redação Avance News
12 de Julho de 2023 às 17:59
O último encontro ocorreu para servidores do Corpo de Bombeiros com palestras educativas de servidores da Segurança Pública
O Programa de Preparação para Aposentadoria da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), encerrou o seu Projeto Piloto na Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB), nesta quarta-feira (12.07), com uma palestra para os servidores do Corpo de Bombeiros beneficiados durante o seu período de execução, iniciado em 08 de maio. A ação, que visa preparar os servidores da Sesp para a aposentadoria ou para a reserva remunerada em um processo psicologicamente saudável, é um projeto coordenado pela Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria e sua equipe técnica.
Conduzido pela Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (Coadss) e pela Gerência de Saúde e Segurança (Gess), o seu principal objetivo consiste na transição para a aposentadoria remunerada e planejada, focada na qualidade de vida do servidor após seus anos de contribuição.
A palestra, que teve como tema “Legislação Previdenciária para os Bombeiros Militares”, foi o último de diversos momentos de atividades e dinâmicas a fim de preparar o militar psicologicamente para a saída gradual do período de trabalho, que dura no mínimo 30 anos para os homens e 25 para as mulheres.
Além dos servidores do Corpo de Bombeiros, a Gestão de Pessoas deve atender servidores do Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e do próprio prédio da Sesp. O programa deve voltar a ser realizado com o Sistema Penitenciário e Socioeducativo, a partir de setembro.
O tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Danilo Cavalcante Coelho, também coordenador de Gestão de Pessoas do Bombeiro Militar, destaca que a intenção do projeto é que o profissional seja conscientizado sobre a necessidade de um processo de desaceleração entre o período de trabalho e a reserva remunerada e aposentadoria.
Ele ainda ressalta a importância dessa iniciativa para os profissionais beneficiados com as ações. “Foi excelente. Foi excepcional, para nós, termos sido contemplados por esse programa, porque eles tiveram acesso a palestras, dinâmicas e a profissionais que nós não temos no ambiente institucional, e que conseguiram trazer para os nossos militares uma visão e uma necessidade diferentes diante da proximidade da reserva remunerada”, afirma.
O cabo Creison Do Nascimento Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, que trabalha há 28 anos e se aproxima da reserva remunerada, confirma a necessidade do Programa, ao falar sobre as orientações recebidas durante o processo. “O projeto orienta os militares para evitar a ociosidade, e também orienta na parte financeira e afetiva da família. Assim como cuidar do corpo e da mente, já que a tendência é depois de sair você dar uma relaxada”, destaca.
Além da fala do coronel Cavalcante, o último encontro contou com palestras dos tenentes coronéis da Polícia Militar Wangles dos Santos Lino e Valéria Silva Ramos.
A iniciativa está de acordo com os decretos nº 9.571, de 29/06/2011 e nº 393 de 15/01/2016, que visam promover e incentivar programas de preparação para aposentadoria de servidores, além de destacar a importância de implementação de ações para esse processo, respectivamente.
*Sob supervisão de Fabiana Mendes