Da Redação Avance News
Consumidores têm até 75% de desconto na conta de luz dentro do programa do governo federal
A orientação foi realizada com apoio das Secretarias Adjuntas de Assistência Social (SAAS) e de Proteção e Defesa dos Direitos de Consumidor (Procon), uma vez que a primeira fase de negociações encerra no dia 29 de outubro. Na plataforma, os clientes poderão encontrar oportunidades com descontos de até 75% na conta de energia.
“Temos percebido que as unidades de CRAS, os coordenadores de Cadastro Único e do Bolsa Família, têm recebido essas demandas dos municípios, porqu boa parcela dos usuários baixa renda estão em situação financeira complicada. Então essa é uma boa oportunidade de orientar a população sobre como buscar a resolução dessas dívidas. Por isso, buscamos apoio do Procon assim que fomos contatados pela Energisa”, explicou a secretária adjunta de Assistência Social da Setasc, Leicy Vitório.
De acordo com a secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos de Consumidor (Procon), Márcia Santos, a capacitação foi uma oportunidade de disseminar o máximo de informações possíveis e orientar consumidores sobre o programa.
“O meu pedido é que a gente possa ajudar ao máximo esses consumidores, para desenvolver o nosso trabalho da melhor forma possível”, afirma.
A secretária salienta ainda que os descontos não são apenas nas dívidas de energia elétrica, mas para outras empresas também, e reforça a necessidade de tomar cuidado para que os consumidores não caiam em golpes.
Entenda o Desenrola Brasil
O programa Desenrola Brasil tem como objetivo combater a inadimplência entre os brasileiros e é destinado às pessoas que ganham até dois salários-mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e que tenham dívidas até R$ 5 mil (pagamento à vista ou parcelado até 60 meses).
A Energisa é uma das empresas que aderiram ao programa e as negociações devem ser realizadas por meio da plataforma disponível no site www.gov.br/desenrola. Os clientes da concessionária poderão fazer o parcelamento em até 60 vezes e ter descontos de até 75%.
“A Energisa aderindo ao programa Desenrola Brasil demonstra o compromisso com os clientes de Mato Grosso. Tendo em vista que o programa oferece descontos e parcelamentos flexíveis para os consumidores”, comenta Roberto Vieira, gerente de serviços comerciais.
Critérios de elegibilidade para clientes:
– ser pessoa física com renda de até 2 salários-mínimos (média entre janeiro e maio de 2023) ou inscrita no CadÚnico;
– possua dívidas que foram negativadas até 31/12/2022 e que permaneçam ativas em 28/06/2023;
– data de vencimento a partir de 01 de janeiro de 2019;
– valor da negativação seja igual ou inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por apontamento.
Com assessoria da Energisa