Da Redação Avance News
Os organizadores do Show Rústico Coopavel, que será realizado durante a próxima semana em Cascavel, no Paraná, preveem um aumento nos negócios realizados durante a feira, alcançando a marca de R$ 5,6 bilhões, representando um prolongamento de até 7,7%. Essa projeção é feita em meio a um cenário reptador, com a queda nos preços das commodities agrícolas e a possibilidade de uma quebra na safra de soja, fatores que têm gerado preocupação em secção do setor.
Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, destaca que a queda nos preços dos grãos e das carnes é secção do ciclo econômico, refletindo os aumentos de produção dos anos anteriores. Ele ressalta que a demanda global permanece fixo neste ano. Quanto à quebra de safra, estimada em 10% a 15% no Paraná, Grolli acredita que os produtores, capitalizados pelas últimas safras, não devem enfrentar margens negativas.
O presidente da cooperativa enfatiza a influência contínua de investir em tecnologia e inovação, apontando que tais aportes proporcionam ganhos a médio e longo prazo. Nesta edição, a Embrapa e o IDR-Paraná anunciaram o lançamento de novas cultivares de soja, feijoeiro e outros produtos, destacando o compromisso com avanços tecnológicos no setor.
Grolli observa que, embora os preços dos insumos tenham se ajustado à verdade dos agricultores e pecuaristas, o setor de máquinas e equipamentos ainda precisa passar por adaptações.
Ele menciona pesquisas da Coopavel indicando que, nos últimos 12 anos, os preços da soja aumentaram murado de 150%, enquanto algumas máquinas essenciais para o agronegócio tiveram aumentos de até 400%, reduzindo o poder de compra dos agricultores. O presidente destaca a urgência de ajustes nos preços desses equipamentos, acompanhando as tecnologias mais avançadas.
Com 600 empresas expositoras distribuídas em 72 hectares, a Show Rústico Coopavel oferecerá ingressão e estacionamento gratuitos para até 17 milénio veículos.
O evento, que atraiu surpreendentes 380 milénio pessoas no ano pretérito, espera racontar com a presença de figuras importantes, uma vez que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. A organização planeja receber um público de 320 milénio pessoas ao longo dos cinco dias, mas mantém a expectativa de uma provável surpresa, uma vez que ocorreu na edição anterior.
SERVIÇO
Show Rústico Coopavel
Sítio: núcleo tecnológico da Copavel
Endereço: Km-577 da BR-277, Cascavel, no Oeste do Paraná
Dias: de 5 a 9 de fevereiro