quinta-feira, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeCidadesSorriso dá o start à Oficina de Planejamento da Atenção Primária Integrado

Sorriso dá o start à Oficina de Planejamento da Atenção Primária Integrado

A Secretaria de Saúde e Saneamento iniciou hoje, 29 de agosto, uma Oficina de Planejamento da Atenção Primária Integrado (PAPI). Para a Oficina, o Município foi dividido em setores. Hoje, estão reunidos os profissionais de nove unidades de saúde (PSFs) da Zona Leste. Diariamente cerca de 40 profissionais com quatro representantes de cada unidade, sendo um dentista, um ACS, um ACE e um enfermeiro, participam da formação. O primeiro ciclo da Oficina segue até sexta-feira, 1º de setembro, sempre alterando os setores participantes em cada dia. A formação é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas no Auditório da ACES.

Conforme a enfermeira e responsável pela Atenção Primária do Município, Melissa Siqueira do Carmo Vilela, a formação deve se estender pelos próximos quatro meses. A intenção é dispor de informações para que as equipes possam construir o Plano de Ação das Unidades em 2024.

Para isso, frisa Melissa, várias assuntos do dia-a-dia das unidades estão sendo discutidos, incluindo temas como abordagem da prevenção primária, secundária, terciária e quaternária; processo de territorialização e mapeamento; a importância do levantamento e análise do perfil epidemiológico e das causas de morbimortalidade da população assistida; processo de intersetorialidade e trabalho multiprofissional; principais fundamentos do matricialmente; determinante sociais e condicionantes no processo saúde/doença; ações educativas na prevenção de doenças e agravos com enfoque em doenças transmissíveis e não transmissíveis e, por fim, a execução do plano traçado.

“São vários itens, ferramentas de trabalho e análise para as equipes possam formular o plano com propriedade”, diz Melissa. Segundo Melissa, o momento também tem sido especial por promover a integração entre as equipes dos PSFs e os agentes de combate a endemias, visto que todos estão no contato direto com a população. “O ACE não fica na unidade de saúde, mas todos os profissionais estão no contato dia-a-dia com a população e esse momento juntos propiciou a troca de experiências positivas”, diz.

Hoje o Município conta com 29 unidades, sendo 26 de saúde da família e três equipes de atenção primária. Confira os atendimentos prestados nas unidades (PSFs):

✔ Acolhimento e identificação dentro dos critérios da necessidade;

✔Atendimentos individuais e coletivas feitas por membros da equipe multiprofissional;

✔ Visita em atendimento domiciliar e busca ativa;

✔ Cuidado em Saúde Bucal;

✔ Vacinação;

✔ Desenvolvimento das ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde;

✔ Pré-natal e puerpério;

✔ Acolhimento da mãe e do bebê após alta na maternidade;

✔ Rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama;

✔ Curativos;

✔ Planejamento familiar;

✔ Teste do pezinho;

✔ Teste rápido de sífilis, HIV e Hepatites B e C;

✔ Controle do tabagismo;

✔ Prevenção, tratamento e acompanhamento das doenças sexualmente transmissíveis e de doenças infectocontagiosas como Hanseníase, a tuberculose e o HIV;

✔ Acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias crônicas;

✔ Ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade como Programa de Saúde da Escola- PSE;

✔ Acompanhamento do programa Bolsa Família;

✔ Acompanhamento a saúde da criança, do adolescente, da mulher, do homem e do idoso.

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS