terça-feira, fevereiro 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioSaúdeSP registra 23 óbitos e 110 mil casos por dengue

SP registra 23 óbitos e 110 mil casos por dengue

Pixabay

Aedes aegypti, mosquito da dengue

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, o estado de São Paulo confirmou até esta quinta-feira (29) 23 mortes por  dengue
e 110.636 casos confirmados
, além de outros 119 óbitos em investigação. O número de casos é quase três vezes mais do que o registrado em relação ao mesmo período de 2023, quando 45 mil casos haviam sido confirmados.

Duas mortes e 25.182 casos foram registrados na capital paulista. Seis bairros concentram a maioria das infecções, segundo o boletim de arboviroses da prefeitura: Anhanguera, Itaquera, Jaguara, Jaçanã, São Domingos e Vila Leopoldina.

Dados do boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade paulista afirmam que esses bairros já estão numa situação epidêmica, pois o número de infecções (coeficiente de incidência) passa de 300 a cada 100 mil habitantes (0,3%). O bairro do Jaguara é o que está em pior situação: 599 casos de dengue foram confirmados e o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes era de 2.521,1 até a última segunda-feira (29).

O  Ministério da Saúde
havia divulgado no fim do mês passado uma lista com os municípios brasileiros que receberiam as doses do imunizante para a  vacinação de pessoas na faixa entre 10 e 14 anos.

Onze dos cerca de 500 municípios ficam no estado de São Paulo: Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis. A vacinação se iniciou nestes municípios no último dia 19.

Principais cuidados contra a dengue

• Evitar água parada (principalmente grandes reservatórios de água em casa, onde os mosquitos podem se procriar);
• Colocar areia no prato das plantas e/ou trocar a água uma vez por semana;
• Furar pneus velhos e guardá-los em ambiente seguro;
• Entregar recipientes (como garrafas pet) vazios à limpeza pública;
• Limpar bebedouros de água mineral e água comum; e
• Tapar caixas d’água

Fonte: iG

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS