Da Redação Avance News
O uso do serviço de internet via satélite oferecido pela Starlink pode ser ampliado no futuro próximo. A empresa de Elon Musk deseja garantir que a conexão, até agora exclusiva para desktops, também fique disponível para celulares.
A companhia já disponibilizou o envio de mensagens de texto nos aparelhos de forma emergencial, mas apenas nos Estados Unidos. A ideia agora é possibilitar que os usuários também realizem ligações de áudio e vídeo através da internet via satélite.
Operadora de celular dos EUA realizará primeiros testes
O objetivo da Starlink é levar internet para lugares remotos, onde há problemas na conexão. Para isso, a operadora de celular T-Mobile vai selecionar alguns clientes para realizar os primeiros testes com a novidade.
A promessa é que a conexão seja garantida em uma área total de mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, o que representa mais de 10% da área total dos EUA. A previsão é que o serviço comece a ser testado no início do ano que vem.
A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos aprovou no mês passado o início das operações da internet via satélite em celulares. Para isso, no entanto, ainda é necessário ampliar a capacidade de conexão existente.
A T-Mobile chegou a realizar alguns testes com alertas de emergência enviados diretamente para celulares em setembro e em outubro. Na oportunidade, a SpaceX ativou as mensagens de texto para clientes da operadora em áreas afetadas pelos furacões Helene e Milton. As informações são da The Verge.
Leia mais
Internet via satélite de Elon Musk
- Starlink é o nome de um projeto da SpaceX para oferecer acesso rápido à internet em qualquer lugar do mundo através de satélites.
- O serviço da companhia de Elon Musk conta com mais de seis mil satélites ativos em sua frota de órbita baixa da Terra.
- Os equipamentos foram lançados por espaçonaves da própria SpaceX.
- A empresa atingiu nos últimos meses a marca de quatro milhões de assinantes em todo o mundo.
- Deste total, 5% estão no Brasil (pouco mais de 200 mil clientes).
- Em um ano, a Starlink conseguiu dobrar o número de assinantes em todo mundo.
- Com a chegada do serviço para os celulares, a expectativa é que o número de usuários aumente ainda mais.