segunda-feira, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeVariedadeStartup quer revolucionar as chamadas de emergência nos EUA

Startup quer revolucionar as chamadas de emergência nos EUA

Da Redação Avance News

A gente aprende desde pequeno os números de emergência aqui no Brasil. O 190 serve para ocorrências policiais. Já o 192 chama o SAMU – o Serviço Médico Móvel de Urgência. Tem ainda o 193, do Corpo de Bombeiros.

Nos Estados Unidos é parecido, mas eles aglutinaram os 3 em uma só central. O famoso 911 serve para assaltos e também incêndios. De desmaios a brigas de rua. De acidentes de carro a desabamentos de prédios.

O primeiro país a criar um sistema telefônico de emergência foi o Reino Unido, em 1937. O Brasil adotou o método em 1980 apenas, e o pioneirismo partiu da Polícia Militar de São Paulo. Já se passou quase um século da primeira experiência e mais de 40 anos da estreia aqui no Brasil, e sabe o que ainda não mudou? A maioria das centrais ainda opera por telefone apenas.

Isso num contexto em que a esmagadora maioria da população já possui celulares. De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o país tinha mais de 450 milhões de smartphones ativos no ano passado. Isso dá mais do que o dobro da nossa população total!

Essa é a realidade em outros países também, inclusive nos EUA. Diante desses dados, uma startup americana apresenta uma alternativa que promete revolucionar os serviços de emergência.

Silhueta de bombeiro encarando incêndio na Califórnia
Novidade promete agilizar o atendimento e o trabalho das forças de segurança – Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock

Leia mais

Um 911 moderno

  • A Prepared quer usar as ferramentas do smartphone em favor dos atendimentos.
  • Mais do que ligações, os celulares modernos podem fazer vídeos e exibir a geolocalização.
  • Isso ajudaria demais os atendentes.
  • Hoje, a pessoa que está pedindo ajuda precisa falar o endereço de onde está.
  • Ou precisa descrever o que está acontecendo.
  • E isso é algo extremamente difícil dependendo da situação.
  • Num incêndio, por exemplo, a cor da chama pode revelar que a origem do fogo vem de produtos químicos – e isso um leigo não vai saber.
  • O vídeo resolveria essa questão.
  • Os especialistas destacam ainda que cada segundo importa nesse tipo de atendimento.
  • A ideia da Prepared é que o atendente envie um link para o celular da pessoa que fizer a ligação.
  • Esse link vai gerar uma chamada de vídeo – ou ainda será possível mandar vídeos, fotos ou texto.
O serviço vai permitir a realização de ligações por vídeo ou envio de imagens e texto – Imagem: Reprodução/Prepared
  • Para donos de iPhone com iOS18, haverá a opção de fazer uma ligação SOS de forma direta.
  • Vale destacar que a Prepared já tem acordos com quase mil agências de segurança pública em 49 estados americanos.
  • A maioria das centrais 911, porém, ainda não oferecem esse suporte tecnológico.

Como tudo começou

A história da Prepared é muito interessante. A empresa nasceu em 2019 pelas mãos de 3 ex-alunos da conceituada Universidade de Yale. Não, eles não se formaram lá. Abandonaram os cursos que faziam no primeiro ano e se mudaram para Nova York para abrir a startup.

Michael Chime, Dylan Gleicher e Neal Soni queriam melhorar a segurança pública depois de crescerem em áreas afetadas por tiroteios em escolas.

  • Chime morava perto da Chardon High School em Chardon, Ohio, onde um ex-aluno atirou em seis alunos, matando três, em 2012.
  • Gleicher e Soni cresceram a menos de 15 minutos da Sandy Hook Elementary em Sandy Hook, Connecticut, onde 20 alunos da primeira série e seis funcionários da escola foram mortos a tiros naquele mesmo ano.

Inicialmente, a plataforma servia apenas para avisar as autoridades sobre esses casos de tiroteio em escolas. Eles, no entanto, perceberam essa lacuna de mercado – e adaptaram o projeto para todo o serviço de emergência 911.

Hoje, acabaram de passar por uma rodada Série B de investimentos e conseguiram captar US$ 27 milhões. A ideia é aprimorar e ampliar ainda mais esse promissor serviço.

Uma das ideias é incorporar a Inteligência Artificial. A IA faria relatórios de todas as ligações/chamadas de vídeo, facilitando o trabalho das autoridades.

A ideia da Prepared é que a Inteligência Artificial prepare relatórios como esse para as autoridades – Imagem: Divulgação/Prepared

Uma iniciativa que vale a pena ficar de olho.

As informações são do Tech Crunch.



Fonte: Olhar Digital

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS