...
terça-feira, 22 abril 2025
spot_imgspot_img
InícioPolíticaSuplente de Vila Bela da Santíssima Trindade toma posse na ALMT
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Suplente de Vila Bela da Santíssima Trindade toma posse na ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária desta terça-feira (22), pedido de licença de 121 dias apresentado pelo deputado Fábio Tardin (PSB), que se afastará para tratar de assuntos pessoais e de saúde. Com isso, o suplente Edcley Coelho (PSB) foi empossado em sessão subsequente.

Edcley é natural de Vila Bela da Santíssima Trindade, foi vereador da cidade por seis mandatos e presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), e atualmente é secretário municipal de Agricultura.

Em seu discurso de posse, o deputado destacou o orgulho de representar Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, após 30 anos sem representação na Assembleia Legislativa. Apresentando-se como “Xiquebola”, uma mistura dos dois povos tradicionais do município: o Quilombola e o Xiquitano, anunciou que irá cobrar ações do governo para a região Oeste, historicamente esquecida.

“Venho da primeira e eterna capital de Mato Grosso para a capital Cuiabá cobrar uma dívida de mais de 100 anos de isolamento e abandono. Após a transferência da capital para Cuiabá, nós ficamos mais de 100 anos isolados e abandonados. O nosso governador Mauro Mendes (União) vem atuando fortemente em nosso município, mas tenho a consciência que o estado tem condições de fazer muito mais. A história está escrita, é linda, é de sofrimento e de resistência, mas eu posso garantir que estamos lá, diariamente, trabalhando por dias melhores para a nossa eterna capital”, declarou.

O presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), cumprimentou o novo deputado e destacou a importância de ter um representante de Vila Bela no Parlamento estadual.

“Edcley tem uma história política e tenho certeza que irá orgulhar Vila Bela e fazer um grande mandato. É muito importante valorizarmos regiões do estado e darmos oportunidade a lideranças jovens de virem aqui e, mesmo que por um curto espaço de tempo, poder apresentar indicações, projetos de lei e mostrar todo o seu potencial. Parabéns e seja bem-vindo”, disse.

Os deputados Júlio Campos (União), Juca do Guaraná (MDB), Nininho (PSD), Thiago Silva (MDB), Janaina Riva (MDB) e Wilson Santos também parabenizaram o novo colega de Parlamento e ressaltaram a importância histórica de Vila Bela da Santíssima Trindade.

“Saudar você, Edcley, é saudar a história de Mato Grosso. A história da primeira capital. Vila Bela tem praticamente 300 anos de história. Vocês ajudaram a alargar não só Mato Grosso, mas o Brasil, a alargar as fronteiras ocidentais desse país. Ali é um palco de muitas lutas, é a história de Tereza de Benguela, uma rainha negra no Pantanal, a história de traços culturais profundos desse estado, o congado, as crenças, as danças, as tradições, as bebidas, a gastronomia, demorou muito para que um filho do Guaporé aqui chegasse, por isso peço salvas de palmas ao Edcley”, pronunciou-se Wilson Santos, da tribuna.

Após a posse, o Grupo de Dança do Chorado fez uma apresentação de música e dança tradicionais de Vila Bela.

Votação – Durante a sessão, os deputados estaduais aprovaram, em redação final, os projetos de lei 403/2025, que autoriza o governo a doar um imóvel para o município de Nortelãndia e o PL 1132/2023, que dispõe sobre o treinamento dos colaboradores das empresas que operam na rede de transporte público estadual para assegurar o direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

Foi aprovado ainda o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Invasões Urbanas e Rurais, instalada com o objetivo de investigar os motivos das invasões e apontar caminhos para solucionar o problema.

O deputado Gilberto Cattani (PL) apresentou projeto de lei que altera a lei 12.792/2025, que proíbe mercadinhos, cantinas e atividades comerciais nos presídios de Mato Grosso, e solicitou dispensa de pauta.

“Uma vez que tentamos impedir essa prática e não foi possível, não conseguimos manter o veto do governador que eliminava os mercadinhos, nós estamos entrando agora com o projeto de lei de modificação dessa lei para impedir essa prática nefasta dentro dos presídios do estado do Mato Grosso. Nós já temos a assinatura dos deputados para que o projeto possa correr de maneira mais rápida nesta Casa”, informou o parlamentar.

Fonte: ALMT – MT



VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS