Da Redação Avance News
O início de janeiro de 2025 tem sido marcado por chuva volumosa em diversas regiões de Mato Grosso, como Cuiabá, São José do Rio Claro, Nova Canaã do Norte e Sorriso.
Nos primeiros 15 dias do mês, acumulados próximos e até superiores a 300 mm foram registrados em algumas dessas localidades, superando, em muitos casos, a média climatológica mensal.
De acordo com a Climatempo, o principal fator que favorece as chuvas volumosas no estado é a formação de canais de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil. Assim, a combinação do calor intenso em solo mato-grossense com a alta umidade da região Norte intensifica as precipitações.
Desde o início do verão, ocorreram três episódios de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sendo a última a mais duradoura e presente sobre Mato Grosso. Nos próximos dias, a ZCAS deve perder força, mas a chuva continuará devido ao direcionamento do fluxo de umidade.
Mais chuva nos próximos dias?
De acordo com o mapa de previsão de acumulados de chuva (acima) para o período entre 15 e 25 de janeiro, os volumes continuarão elevados em todo o estado.
Em diversas áreas, os acumulados devem variar entre 100 mm e 200 mm, com regiões pontuais podendo registrar ainda mais.
O excesso de umidade tem prejudicado os produtores, como Pablo Felipetto, de Sorriso. Ele está precisando escalonar a entrada das colheitadeiras no pivô para não perder soja.
“Desde quinta-feira passada não conseguimos entrar com as máquinas. Não estou nem ligando elas. Está tudo parado porque a chuva não tem dado trégua”.
O presidente do Sindicato Rural do município, Diogo Damiani, reforça que o excesso de precipitação tem impedido os trabalhos em campo. “praticamente tá invernado né que a gente fala chove é o dia todo então isso nos preocupa “Tem muitas áreas de pivô prontas para serem colhidas e há mais ou menos quatro dias recebemos chuva praticamente o dia inteiro”.