Da Redação Avance News
O terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar, Tailândia e China na sexta-feira (28) deixou um rastro de mortes e destruição pela Ásia. O tremor – cujo epicentro foi perto de Mandalay, capital de Mianmar – derrubou prédios e matou ao menos mil pessoas.
Os países em questão declararam estado de emergência nas áreas afetadas. Até a publicação desta nota, União Europeia, França e Índia tinham declararam terem enviado ajuda para as regiões afetadas.
Terremoto foi um dos piores a atingir Sudeste da Ásia no último século
O terremoto de sexta foi um dos piores a atingir o Sudeste da Ásia no último século. Mianmar e Tailândia foram os países mais afetados pelos tremores – sim, ao menos dois ocorreram.
Mianmar
Em Mianmar, o terremoto colapsou duas pontes colapsaram e destruiu diversos edifícios, segundo a mídia estatal. O tremor atingiu principalmente Mandalay, antiga capital real e centro do budismo no país.
Um morador, que não quis se identificar, contou à Reuters que a destruição se espalhou por toda a cidade. O terremoto danificou estradas, interrompeu linhas telefônicas, cortou eletricidade e incendiou um bairro (Sein Pan), segundo ele.
“Testemunhei um prédio de cinco andares desabando diante dos meus olhos”, contou o morador. “Todos na minha cidade estão na rua e ninguém ousa volta para dentro dos prédios.”
Dezenas de pessoas consideravam dormir nas ruas de Mandalay por medo dos prédios afetados pelo tremor desabarem, apurou a Agence France-Presse (AFP).
Além disso, uma torre de controle de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Naypytaw, em Mianmar, colapsou após o terremoto. A torre tombou para o lado, segundo imagens de satélite do Planet Labs ABC analisadas pela Associated Press (AP).
Danos nas estradas e na infraestrutura local prejudicam as operações de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU).
Tailândia
Uma imagem que chamou muita atenção nas redes sociais na sexta foi a de um arranha-céu em construção desabando em Bangkok por conta do terremoto (assista a um vídeo do momento aqui).
Ao menos dez pessoas morreram por conta do terremoto, informaram autoridades da cidade. Dessas, nove estavam no arranha-céu. Além disso, 78 pessoas desapareceram após o tremor.
Outras imagens que chamaram atenção foram de piscinas em topos de prédios transbordando durante o terremoto (confira aqui).
Leia mais:
Tanto o terremoto quanto tremores secundários foram sentidos na maioria das províncias da Tailândia, segundo autoridades. Ao norte, há relatos de prédios, hospitais e templos danificados.