segunda-feira, 14 outubro 2024
spot_imgspot_img
HomeSem CategoriaTeste rápido para leishmaniose canina pode ser agendado com a Vigilância de...

Teste rápido para leishmaniose canina pode ser agendado com a Vigilância de Zoonoses em Barra do Garças

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Vigilância Municipal de Zoonoses de Barra do Garças, realiza teste rápido para leishmaniose canina em animais que estejam com suspeita da doença. Para solicitar o exame, basta entrar em contato com a unidade e agendar a visita da equipe de zoonoses. O teste é feito em casa e o resultado sai em poucos minutos.

Os tutores de cães devem ficar atentos a sinais de leishmaniose canina, como: perda de apetite; palidez nas mucosas; lesões na pele; unhas grandes; conjuntivite ou alterações oculares; respiração ofegante.

Diante de sintomas, o tutor deve entrar em contato com a Vigilância de Zoonoses, por meio do número (66) 9 9282-2829, para agendar o exame. Pelo site Barra Online, também é possível fazer a solicitação.

Não é preciso levar o animal até a unidade da vigilância. Após o agendamento, uma equipe irá até a casa do solicitante para realizar a coleta do material.

O resultado do teste rápido é entregue em alguns minutos. A vigilância também envia uma amostra do material coletado para análise em laboratório e a confirmação é emitida entre 15 e 20 dias.

Caso o tutor opte pela eutanásia, a Vigilância de Zoonoses realiza o procedimento.

A leishmaniose é transmitida pelo flebotomíneo, um inseto conhecido popularmente como mosquito palha. A proliferação desse inseto preocupa as autoridades de saúde, uma vez que a doença também pode ocorrer em humanos.

Por isso, testar os animais com suspeita de leishmaniose é fundamental. O registro dos casos contribui com o mapeamento das regiões onde há maior ocorrência da doença e, com isso, o município consegue tomar medidas de controle dos insetos.

A Vigilância Municipal de Zoonoses salienta que o mais importante é manter os quintais limpos para evitar a proliferação de insetos vetores de doenças. O mosquito palha se reproduz preferencialmente na presença de matéria orgânica em decomposição, como folhas secas e esgoto a céu aberto. Ele também gosta de ambientes de criação de animais, como galinheiros, chiqueiros e canis sujos.

Manter o quintal organizado e o local de abrigo do seu animal limpo é a principal medida para prevenir a leishmaniose.

Da Secom-BG

Fonte: RDN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS