Jacques Gosch | RDNews
O ator Irandhir Santos, que interpreta o personagem Tião Galinha no ramake de Renascer, usou uma frase de Dom Pedro Casaldáliga. Bispo da prelazia de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, o religioso morreu em 08 de agosto de 2020.
Tião Galinha, ex-catador de caranguejos que se tornou defensor dos sem terra, citou o bispo Casaldáliga em cena que retratava uma assembleia de camponeses. O personagem disse:
“Malditas sejam todas as cercas! Malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver e de amar!
Malditas sejam todas as leis, amanhadas por umas poucas mãos, para ampararem cercas e bois e fazerem da terra escrava e escravos os homens!”
O bispo Casaldáliga se estabeleceu no Araguaia em 1968 e foi nomeado bispo da prelazia em 1971. Seu episcopado foi marcado pelo combate aos problemas da região como falta de infraestrutura básica, fome crônica, doenças endêmicas, exploração de mão de obra, trabalho escravo, violência, altos índices de mortalidade infantil, analfabetismo e prostituição.
Pela atuação, o bispo Casaldáliga acabou sendo conhecido internacionalmente por defender os direitos humanos, especialmente dos povos indígenas e marginalizados, e também por suas posições políticas e religiosas a favor dos mais pobres.