Da Redação Avance News
A obra “Toda Luz Que Não Podemos Ver” é uma minissérie produzida pela Netflix e baseada no romance homônimo escrito por Anthony Doerr. Com um total de quatro episódios, a mídia estreou em novembro do ano passado e aborda o fim da Segunda Guerra Mundial e os seus desdobramentos na Europa.
Durante a narrativa, conhecemos Marie-Laure e Werner: dois jovens que se veem presos ao contexto da guerra e cujos laços irão se estreitar durante os ataques do governo alemão aqueles contrários ao conflito armado. A seguir, confira mais informações como sinopse, trailer, elenco e a recepção da crítica.
Leia mais:
Confira sinopse, trailer e elenco de “Toda Luz Que Não Podemos Ver”
Marie-Laure (Aria Mia Loberti) enfrenta um desafio frequente desde a infância: a cegueira. Apesar disso, sempre teve tudo o que precisava e vive na companhia de seu pai e do tio. Durante o ano de 1940, a jovem parisiense está imersa em um grave conflito: a conquista alemã sobre a França.
Ela e seu pai fazem parte de uma comunidade que odeia a guerra e detesta a ideia de seu país cair nas mãos de Hitler. Por isso, os dois começam a desenvolver um programa de rádio clandestino para contatar todos os franceses da região e tentar incitar a esperança e a coragem nestas pessoas.
É por meio deste programa de rádio que Werner (Louis Hofmann) a conhece. Ele também é muito jovem, nasceu na Alemanha, e foi obrigado a se alistar no exército para servir como soldado. Werner já presenciou muita crueldade desde então e também não gosta da guerra, embora esteja preso a ela. Seu trabalho é único: localizar os lugares de onde transmissões de rádio são realizadas. É durante sua busca por programas clandestinos que ele encontra a transmissão de Marie.
Werner deveria tê-la denunciado desde cedo, mas ouvi-la inspirar as pessoas a ter esperança era o que ele também precisava. Lentamente, as transmissões de Marie se tornam um símbolo de resistência contra a dominação alemã e a garota passa ser um alvo para os soldados. Nisso, Werner recebe a missão de localizá-la e executá-la. Será que ele terá coragem?
A minissérie pode ser conferida na Netflix. Ao todo, possui quatro episódios com mais de 50 minutos cada. Dentre os atores do elenco, é possível destacar Lars Eidinger, Hugh Laurie, Mark Ruffalo, Marion Bailey, Luna Wedler e muito mais.
O livro de Anthony Doerr agradou ao público e não à toa ganhou o prêmio Pulitzer de literatura no ano de 2015. Com a estreia da série em 2023, muitos críticos elogiaram desde as atuações de Mark Ruffalo e Hugh Laurie à fotografia do filme. Também foi muito comentada a habilidade do enredo em prender a atenção do público e emocioná-lo.
Apesar disso, há quem diga que o retrato do nazismo que a história aborda foi muito caricato se comparada com o que lemos nos livros de história. No Rotten Tomatoes, a minissérie se consagra com um índice de aprovação de 81%.