Em março, mês de campanha nacional de prevenção ao câncer do colo uterino (Março Lilás), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Barra do Garças realizaram mais de 800 coletas de exames de papanicolau (preventivo). No total, foram coletados 875 preventivos, o dobro em relação a março de 2023, que registrou 438 coletas realizadas.
Durante todo o mês de março, as unidades de saúde de Barra do Garças atenderam em horário estendido, de segunda à sexta-feira, possibilitando que mais mulheres realizassem o exame, incluindo as que trabalham ou estudam durante o dia.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades que mais coletaram preventivos no mês de março foram as UBS’s do Anchieta (114), Nova Barra I e II (106) e São Benedito (84). Juntas, as três unidades registraram 304 coletas. Lembrando que o município conta com 22 UBS’s, incluindo as rurais.
Vale destacar que, de janeiro a março deste ano, já foram coletados 1.337 exames de papanicolau em todas as unidades de saúde de Barra do Garças, em comparação aos primeiros meses de 2023, que registraram 574 coletas.
O coordenador de Atenção Primária à Saúde do município, Marcos Vítor Carrijo, alertou sobre a importância da campanha para a saúde da mulher e a necessidade de uma atenção especial para a prevenção da doença. “Ficamos extremamente felizes com o resultado dessa última campanha, que registrou esse aumento tão significativo da procura pelo exame em relação ao último ano”, contou.
Da Secom-BG