terça-feira, fevereiro 25, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioÚltimas NotíciasUcrânia atingiu 12 refinarias de petróleo russas ao longo da guerra, diz...

Ucrânia atingiu 12 refinarias de petróleo russas ao longo da guerra, diz fonte

Drones ucranianos de longo alcance lançados pelo serviço de segurança doméstica SBU atingiram 12 refinarias de petróleo russas durante a guerra até agora, disse uma fonte da inteligência ucraniana à Reuters neste domingo (17).

Autoridades da região de Krasnodar, no sul da Rússia, disseram que drones ucranianos atacaram a refinaria de petróleo de Slavyansk, 70 km ao norte da capital regional, durante a noite.

A fonte ucraniana disse que a refinaria, que processa cerca de 4,5 milhões de toneladas métricas de petróleo por ano e produz combustível principalmente para exportação, foi atacada numa operação organizada pelo serviço de segurança SBU e outras forças ucranianas.

“A agência continua a implementar uma estratégia para minar o potencial econômico da Rússia e reduzir o fluxo de petrodólares que o inimigo direciona para a guerra”, disse a fonte.

“No total, os drones da SBU atacaram recentemente com sucesso 12 refinarias de petróleo na Rússia.”

O número não inclui operações conduzidas pela agência de inteligência militar ucraniana GUR, que também tem atacado refinarias com drones, disse uma segunda fonte de inteligência.

A Rússia acusa a Ucrânia de usar “atividades terroristas” para tentar perturbar suas eleições presidenciais. A mídia oficial russa informou que drones atacaram refinarias em muitas regiões nas últimas semanas, incluindo refinarias de propriedade da Rosneft e Lukoil.

O petróleo e os produtos petrolíferos são importantes fontes de receitas para a Rússia, que os exporta para dezenas de países em todo o mundo.

A Ucrânia desenvolveu e utilizou drones de longo alcnce para tentar contra-atacar a Rússia, que iniciou a sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e tem conduzido ataques aéreos de longo alcance com mísseis e drones durante a guerra.

Fonte: CNN

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS