O avanço das tropas em Bakhmut mostrou que a Ucrânia pode enfrentar a força russa, demonstrando o “primeiro triunfo da ofensiva” em uma cidade que passou por meses de combate, disse nesta segunda-feira (15) o comandante das Forças Terrestres Ucranianas.
“Os últimos dias mostraram que podemos avançar e destruir o inimigo mesmo em condições extremamente difíceis. Estamos lutando com menos recursos do que o inimigo”, afirmou Oleksandr Syrskyi em uma mensagem no Telegram.
“Ao mesmo tempo, conseguimos arruinar seus planos. Tudo graças aos nossos lutadores que lutam contra o agressor, superando o limite máximo das capacidades humanas.”
O comandante acrescentou: “Este é apenas um sucesso parcial. E é assim que deve ser percebido. A operação para defender Bakhmut continua.”
Nos últimos meses, a Ucrânia teve alguns de seus maiores ganhos no campo de batalha em torno de Bakhmut desde que forçou as tropas russas a sair de Kherson em novembro passado.
Bakhmut tem sido alvo de um ataque de meses das forças russas que expulsou milhares de suas casas e deixou a área devastada.