O dia 13 de março de 2023 ficou marcado na história de Tangará da Serra e na memória de muitos tangaraenses. Foi o dia em que o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito entrou em funcionamento.
Foram cerca de 15 milhões investidos em uma infraestrutura completa para atender demandas de cirurgia, exames das mais diversas especialidades e exames de imagens, que antes eram realizados em outros municípios da região e na capital do estado. São três salas cirúrgicas, uma sala de parto, uma sala para preparo de RN (recém-nascido), além de uma sala de recuperação pós-anestésica. A unidade hospitalar também conta com um complexo para realização de exames de imagens com a aquisição de um novo tomógrafo digital e 10 leitos de UTI Geral.
“Agora o Hospital Municipal tem um Centro Cirúrgico para os tangaraenses, agora é uma referência no atendimento em saúde no nosso Município. É uma felicidade enorme, um ano que implantamos o Centro Cirúrgico, que com certeza, possibilitou uma melhora na qualidade de vida da nossa população, com aparelhos tecnológicos e profissionais preparados, dando mais qualidade no atendimento” comemorou o Prefeito Vander Masson.
Ao todo foram realizados 55.792 procedimentos entre cirurgia geral, anestesiologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, partos e exames de imagens. Confira alguns dados a seguir desde a abertura do Centro Cirúrgico em março de 2023 ao fim de janeiro de 2024, contemplando 11 meses de atendimento.
Procedimentos cirúrgicos
Cirurgia geral – 1.177
Anestesiologia – 2.114
Ginecologia/ obstetrícia – 1.513
Ortopedia/ traumatologia – 1.180
Partos – 937 (Normais – 235/ Cesárea – 702)
Exames de imagem
Raio-X – 27.855
Ultrassonografia – 7.401
Tomografia – 13.615
Texto: Julia Ribeiro – Assessoria de Imprensa/ Fotos: Neusino Pereira – Assessoria de Imprensa