quarta-feira, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img
HomeCidadesVárzea Grande inaugura Posto Avançado do Corpo de Bombeiros e distribui equipamentos...

Várzea Grande inaugura Posto Avançado do Corpo de Bombeiros e distribui equipamentos para agricultura familiar

O Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), juntamente com a Secretaria de Assistência Social, realizou no último sábado (12) o segundo evento da campanha Agosto Lilás, que neste ano, de forma inovadora, está ocorrendo em unidades da Rede Municipal. O objetivo da campanha é orientar, prevenir e combater qualquer tipo de violência praticada contra a mulher, e ao mesmo tempo, destacar a Rede de Proteção existente no município, de atendimento à mulher para ações de combate e prevenção à violência doméstica e familiar.

Ao todo serão realizados quatro encontros semanais. O primeiro foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Joaquim da Cruz Coelho”, localizada no bairro Serra Dourada. Já o segundo encontro, foi realizado neste fim de semana, na EMEB Lucia Leite Rodrigues, localizada na região do 13 de Setembro.

O evento contou com a presença da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, da secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira, da Defensora Pública Tânia Matos, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande, Alexandrina Rodrigues Esquivel e moradoras da comunidade local.

A primeira-dama Kika Dorilêo destacou a importância de se discutir, se inteirar dos índices e números que abordam o tema violência doméstica e familiar e trazer para debate o direito da mulher para que finalmente as pessoas compreendam a necessidade de não se admitir nenhum tipo de violência, e praticado em quem quer que seja. “Somente assim passaremos da abordagem e discussão para medidas e ações concretas, como já acontece em Várzea Grande, mas que ainda necessita ser ampliada e difundida”.

A primeira-dama disse ainda que o município possui uma rede de proteção atuante e que as pessoas, principalmente as mulheres, precisam se inteirar desses órgãos que estão à disposição, caso a mulher necessite. “É preciso também que a mulher reconheça o tipo de violência em que ela está sendo submetida porque a violência não é só a sexual, mas também física, patrimonial, psicológica e moral”, comentou.

A Defensora Pública Tânia Matos, que todos os anos participa da campanha Agosto Lilás no município, disse que a violência doméstica é um tema que, infelizmente, ainda é preciso ser amplamente discutido e combatido. “Todos os anos nos deparamos com números assustadores de mulheres que perdem a vida em função de violência doméstica e familiar. É preciso falar sobre o assunto, e principalmente, orientar os jovens a combater, ainda que no seio familiar, as possíveis ações de violência”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira disse que neste ano a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, reforçou a parceria de serviço, abrindo as portas das unidades escolares para a realização do evento. “A participação de estudantes, da comunidade escolar e moradores da região é de suma importância porque amplia ainda mais o debate em torno desse tema, que é essencial e que deve ser discutido por todos. É inadmissível que ainda temos que apresentar os números assustadores da violência, e que muitas delas estão registradas no seio familiar. Não podemos nos calar, e esse evento é justamente para mostrar que estamos imbuídos nesta luta. E para combater este crime, precisamos do apoio de toda a população, através de denúncias e informações”.

A secretária-adjunta de Assistência Social, Daniela Barone, falou da importância de as mulheres terem autoestima, de saber lidar com a pressão emocional, além da necessidade de colocar limites nas relações pessoais e amorosas.

Ela também fez uma reflexão quanto a ‘sororidade’ entre as mulheres que precisam ter união, afeto e amizade umas com as outras, porque dessa forma terão compreensão mútua das dores e das alegrias femininas.

PRÓXIMO ENCONTRO: A campanha Agosto Lilás segue no próximo sábado (19). O encontro será realizado na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – ‘Juvelinia Monteiro de Oliveira’, localizada na estrada do Engordador, na região do Parque do Lago. O evento acontece das 8h30 às 11 horas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS