“Eu comprei isso antes que Elon ficasse louco”, afirma adesivo em veículo elétrico da marca Tesla fotografado em Hilleroed, Dinamarca
Sergei Gapon
As vendas de carros elétricos da Tesla na União Europeia (UE) registraram uma queda de 49% em janeiro-fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (25) pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Afetada pela espera de uma linha de novos modelos e pela reputação de seu proprietário Elon Musk, a Tesla registrou queda de 49% nas vendas dos dois primeiros meses do ano na região, com 19.046 veículos e 1,1% de participação de mercado.
As vendas de veículos elétricos, a especialidade da marca americana, no entanto, progrediram 28,4% em seu conjunto no mesmo período na UE, alcançando 255.489 veículos e 15,2% do mercado.
Somente em fevereiro, as vendas caíram 47,1% para a Tesla, mas com uma participação de mercado levemente melhor de 1,4%, quase o mesmo nível da Jeep, e menor que a participação da chinesa SAIC, com seus híbridos e elétricos vendidos sob a marca MG.
Musk está pagando o preço por sua aliança com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O bilionário foi nomeado para liderar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), que está implementando um corte drástico nos gastos federais com demissões em larga escala.
“Muita gente não está alinhada com suas posições”, comentou à AFP Matthieu Noël, analista da Roland Berger. “Mas ainda é difícil dizer neste momento se isto provoca um impacto real na marca ou se é temporário”, acrescentou.
Ao mesmo tempo, a marca pioneira em veículos elétricos tem uma linha envelhecida de modelos e enfrenta uma avalanche de novos modelos dos concorrentes.
A Tesla, que contribuiu para criar o mercado de veículos elétricos, “já não se posiciona entre os melhores produtos”, afirma Noël. Os problemas de confiabilidade e o recall em massa do Cybertruck também podem ter influenciado, segundo o analista.
– Híbridos –
A ACEA também destacou que os modelos híbridos (com um motor elétrico e uma bateria que não se conecta) estão ganhando cada vez mais espaço no mercado europeu.
Os modelos híbridos representaram 35,2% das vendas durante os dois primeiros meses do ano (+18,7% em um ano), à frente dos modelos a gasolina (29,1% do mercado, -20,5%).
Em geral, o mercado automobilístico continua em um momento frágil, com menos de 1,7 milhão de veículos vendidos desde o início do ano na UE (-3% em um ano), e quedas significativas na Alemanha e na Itália.
A Stelantis, número dois da região, ficou abaixo dos 300.000 veículos, com 16,9% de participação de mercado em janeiro-fevereiro (-17,1% em um ano).
A líder na UE, Volkswagen, por sua vez, recuperou participação de mercado (27,3%, +4,8%).