...
quarta-feira, 26 março 2025
spot_imgspot_img
InícioAgronegóciosVentos com grande concentração de umidade provocam fortes chuvas pelo país
spot_img

Ventos com grande concentração de umidade provocam fortes chuvas pelo país

Da Redação Avance News

Nesta quarta-feira (26), a atuação de uma área de baixa pressão sobre o interior do país e a circulação de ventos úmidos devem manter a atuação de instabilidades em várias regiões do Brasil. Veja os detalhes da previsão do tempo em todo território nacional, de acordo com a Climatempo:

Região Sul

O período da manhã segue assinalado pela presença de céu mais aberto, com o sol aparecendo entre variações de nuvens na região Sul. Mas, na parte da tarde, haverá condições para pancadas de chuva moderada a pontualmente forte no Rio Grande do Sul, entre as regiões Noroeste, Norte, Serra, Nordeste, parte dos Vales, Fronteira Oeste e Missões, com potencial para rajadas de vento e descargas atmosféricas.

Em Santa Catarina, a circulação de ventos marítimos levando umidade sobre o continente deve favorecer o reforço das instabilidades em todo o estado. Destaque para a chuva mais pesada entre o Sul, Norte e Oeste Catarinense. Nas demais regiões, há condição para pancadas de chuva irregulares, sobretudo no período da tarde.

No Paraná, o período da manhã já deve contar com boa presença de nuvens no céu em boa parte do estado, mas ainda assim o sol aparece e conduz a elevação das temperaturas.
Destaque para a condição de chuva forte entre as regiões de Francisco Beltrão, Guarapuava, Umuarama e Paranavaí, com potencial para raios e rajadas de vento.

Entre a Grande Curitiba e o litoral, as pancadas de chuva ganham força no período da tarde e podem vir com raios e ventos em alguns intervalos. Não são descartados eventuais episódios de granizo pontual.

Região Sudeste

Mesmo com o afastamento da frente fria, ainda haverá circulação de umidade associada ao sistema de alta pressão que se posiciona sobre o oceano. Diante deste cenário, as instabilidades seguem se espalhando ao longo do dia em todos os estados, com destaque para a condição de temporais no norte de Minas Gerais e centro-norte do Espírito Santo.

Nas demais regiões, há condição para pancadas de chuva localizadas, mas com potencial para se intensificarem em alguns intervalos. Por outro lado, parte do centro-leste e leste de São Paulo e do litoral do Rio de Janeiro – incluindo Grande SP e Grande RJ – seguem sem condições para episódios de chuva expressiva.

Região Centro-Oeste

O calor e a umidade presentes na atmosfera – com reforço associado à presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai – devem continuar favorecendo a formação de instabilidades entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com potencial para temporais seguidos por ventos e raios – sobretudo no norte de Mato Grosso.

Haverá condições para chuva forte também em Goiás e no Distrito Federal, especialmente a partir do período da tarde. No norte de Goiás, segue o alerta para temporais com raios e ventania.

Região Nordeste

Haverá um maior predomínio de tempo firme entre o estado da Bahia e da Paraíba, com expectativa de que a área registre as maiores temperaturas do país. Na parte da tarde, o ar seco ganha força e estimula a queda acentuada dos índices de umidade do ar, que entram em limiares de atenção. Pode chover de maneira isolada no extremo oeste baiano.

A atuação da ZCIT deve manter a chuva entre o litoral do Ceará e do Maranhão. Na costa leste, a entrada de ventos marítimos incidentes sobre o continente deve contribuir para a formação de nuvens carregadas. Atenção para a condição de chuva forte entre as capitais João Pessoa/PB e Natal/RN.

Região Norte

As instabilidades vão continuar se espalhando por praticamente todos os estados, com expectativa de que os episódios de chuva forte comecem a se espalhar já no fim do período da manhã.

À tarde, os temporais começam a se desenvolver entre Rondônia, Amazonas e Pará. Pode chover forte de maneira isolada no Tocantins. No Amapá, a aproximação da ZCIT deve realizar a manutenção das instabilidades, condicionando a ocorrência de pancadas de chuva significativas já no começo da tarde.

Em Roraima, o tempo segue mais aberto ao longo do dia, com a chuva concentrada apenas na parte sul do estado.



Fonte: Canal Rural

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS