Ana Luíza Anache | Assessoria
A 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Ribeirão Cascalheira (a 900km de Cuiabá) protocolou ofício junto ao 1º Pelotão de Polícia Militar do município, solicitando a instalação do Programa Patrulha Maria da Penha na comarca. O documento foi encaminhado na sexta-feira (29) pela promotora de Justiça substituta Bruna Caroline de Almeida Affornalli ao comandante da unidade, 1º TEN PM Jeorge Augusto Fernandes de Jesus.
“O Estado do Mato Grosso possui elevado índice de feminicídios, e, municípios vizinhos a exemplo de Canarana e Querência já possuem em andamento e execução o Projeto da Patrulha Maria da Penha, demonstrando a necessidade de adoção de providências para implementação e execução do referido projeto no município de Ribeirão Cascalheira”, argumentou a promotora de Justiça.
Bruna Affornalli solicitou que sejam adotadas as providências junto ao Comando Regional e à Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, para que seja implantada a Patrulha Maria da Penha, incluindo a designação de policial mulher e a capacitação dos policiais designados.
Serviço – A Patrulha Maria da Penha é um serviço realizado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso com objetivo de garantir a segurança da mulher e eficácia das medidas protetivas de urgência que o agressor deve cumprir. Assim, visa proporcionar maior proteção às vítimas de violência doméstica, evitando especialmente crimes de feminicídio. Conforme Relatório da PMMT referente ao ano de 2023, o programa já atendia 85 cidades mato-grossenses.