...
terça-feira, 1 abril 2025
spot_imgspot_img
InícioCidadesVirginia Mendes compartilha estudo de psiquiatra sobre casos de suicídio e expressa...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Virginia Mendes compartilha estudo de psiquiatra sobre casos de suicídio e expressa preocupação

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, compartilhou nesta terça-feira (01.04) um trecho da entrevista da médica psiquiatra Olicélia Poncioni, que alerta sobre a realidade assustadora dos casos de suicídio em Cuiabá. Na entrevista, a médica revela que, por dia, até quatro pessoas tiram a própria vida na capital.

“É impossível ter acesso a esses números e não se assustar. A Dra. Olicélia Poncioni, médica psiquiatra, traz um alerta grave. Isso é sério, isso é real”, publicou a primeira-dama Virginia Mendes.

Na entrevista, a médica destaca que, nos últimos anos, os casos de suicídio aumentaram de maneira expressiva. “Os números acabaram nos incomodando, especialmente no HMC, que é uma rede pública com porta de entrada aberta, onde as pessoas chegam e buscam ajuda espontaneamente”, afirmou.

Depois de perceber que muitos dos pacientes que atendia haviam atentado contra a própria vida, a médica decidiu investigar. “Fui atrás de informações depois que percebi que estávamos registrando até três tentativas de suicídio por dia, e isso começou a me assustar. Então, busquei esses dados no Instituto Médico Legal e acabei chegando até a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Identifiquei que um terço das mortes violentas que ocorrem em Cuiabá são por suicídio”, revelou a psiquiatra.

Virginia Mendes aconselhou as pessoas a procurar por ajuda. “Se você está em sofrimento, não espere. Busque ajuda. E se você está bem, estenda sua escuta e seu abraço a quem pode estar precisando. Juntos, podemos mudar essa realidade”, aconselhou Virginia Mendes.

No ano de 2024, a primeira-dama Virginia Mendes, com apoio do Governo do Estado e em parceria com o padre Fábio de Melo, lançou o programa SER Família Fé e Vida. As apresentações foram realizadas na capital cuiabana e em outros cinco municípios — Sorriso, Tangará da Serra, Campo Verde, Nova Marilândia e Campo Novo do Parecis —, levando mensagens de esperança à população.

“Nós desejamos dar continuidade ao programa este ano, porque entendemos que o acolhimento espiritual, além do profissional, também é importante”, destacou Virginia Mendes.

Confira a publicação – Instagram

 



Fonte: RDN

VEJA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS