A guerra da Ucrânia está “retornando gradualmente” ao território da Rússia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (30).
“A agressão russa falhou no campo de batalha. Hoje é o 522º dia da chamada ‘operação militar especial’, que a liderança russa esperava durar uma ou duas semanas”, afirmou Zelensky.
VÍDEO – EUA: China aumenta apoio à Rússia na Guerra da Ucrânia
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”N0cFhy5lLPo”
“A Ucrânia está ficando mais forte. Gradualmente, a guerra está voltando ao território da Rússia – a seus centros simbólicos e bases militares, e este é um processo inevitável, natural e absolutamente justo”, acrescentou.
Zelensky alertou, no entanto, que a Rússia ainda pode atacar a infraestrutura energética da Ucrânia neste inverno, como fez no ano passado com um efeito devastador. O presidente disse que neste domingo se reuniu com autoridades regionais para discutir os preparativos para possíveis cenários.
Zelensky também se reuniu com combatentes feridos e equipes médicas durante uma viagem à região oeste de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia.
A Rússia disse que ter derrubado três drones ucranianos que tentavam atacar Moscou neste domingo, o segundo ataque relatado à capital do país em uma semana.
Nos últimos meses, a Rússia também relatou mísseis ucranianos atingindo cidades a quilômetros da fronteira e incursões de combatentes russos anti-Kremlin alinhados com Kiev.