A Rússia usou quase 70 mísseis de vários tipos e quase 90 drones Shahed em apenas quatro dias durante ataques às cidades ucranianas de Odessa, Mykolaiv e outras comunidades do sul, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Claro, nossos soldados conseguiram derrubar alguns dos mísseis e drones inimigos, e agradeço a cada um de nossos defensores do céu por isso”, disse ele na quinta-feira (20) em discurso.
“Infelizmente, as capacidades de defesa aérea ucraniana ainda não são suficientes para proteger todo o céu ucraniano.”
VÍDEO – Rússia ataca cidade de Odessa pelo segundo dia seguido
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”XYL8utmvXO8″
A Ucrânia está trabalhando com parceiros “o mais amplamente possível” para sistemas adicionais de defesa aérea que possam fornecer segurança a Odessa e outras cidades do país, disse Zelensky.
Segurança alimentar
Falando sobre o acordo de grãos do Mar Negro, do qual a Rússia se retirou esta semana, Zelensky disse que o trabalho “para mobilizar o mundo para proteger a segurança alimentar e a vida normal” continua.
Ele disse que falou na quinta-feira pela primeira vez com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed Ali, cujo país está passando por “uma das situações mais críticas do mundo”.
“Estou confiante de que este ano podemos fazer tudo juntos, o mundo inteiro”, disse Zelensky. “Ninguém no mundo está interessado no sucesso da Rússia em destruir o mercado global de alimentos.”