segunda-feira, 20 maio 2024
spot_imgspot_img
HomeSem CategoriaBarra-garcense Jânio brilha no 1ª dia e se garante na final dos...

Barra-garcense Jânio brilha no 1ª dia e se garante na final dos 800m

Douglas Santos e Geovanna Torquato | RDNews 

O atleta Jânio Varjão, de Barra do Garças, foi o vencedor de sua bateria e já se garantiu na final dos 800m no Campeonato Ibero-americano. O atleta competiu no Centro Olímpico de Treinamento, da Universidade Federal de Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (10). Jânio faturou a marca de 1:49,82.

Em entrevista ao , o competidor mato-grossense celebrou a classificação e disse que vai focar na grande decisão. O atleta comemorou ainda a oportunidade de fazer história em Mato Grosso.

“Muito feliz pela classificação. Ganhando minha série, agora é focar na grande final. Estou muito feliz por competir o Ibero-Americano em casa, aqui em Mato Grosso, é uma emoção muito grande para mim. Hoje consegui boa marca, mas o grande dia será amanhã”, disse Jânio.

Por outro lado, o treinador de Jânio e também presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), o professor Tomiris Campos Lopes, não escondeu a felicidade de ver o atleta alcançando índice histórico no Ibero-Americano. Apesar de estar ciente da dificuldade, o técnico afirmou que vai buscar o pódio máximo durante a decisão neste sábado.

“A felicidade é a coroação de um trabalho duro, longe dos grandes centros esportivos do Brasil. Mas Barra do Garças, em Mato Grosso, está no cenário nacional, sul-americano, Pan-Americano e agora Ibero-Americano do Atletismo Mundial. Para nós isso é fantástico, saber que com o pouco que temos, estamos conseguindo fazer grandes resultados, colocando nossa cidade na rota do porte nacional. Sei que é difícil, mas vamos buscar agora o índice olímpico. Estamos muito felizes. Estamos com 23 países do Ibero, e Mato Grosso está entre os oito melhores. Estou feliz e não satisfeito, não podemos confundir as coisas. Vamos buscar um pódio amanhã”, afirmou.

Carreira

Aos 20 anos, o atleta dos 800 metros rasos Jânio Varjão já foi convocado seis vezes para a Seleção, mas estar no time adulto ainda é notícia nova. O jovem deu sua largada no esporte quando ainda estava na escola, aos 15 anos, por incentivo de um professor. Após participar de algumas corridas, Jânio conheceu seu atual treinador, Sivirino dos Santos, e deu passos mais firmes para a profissionalização.

Atualmente, o atleta é bolsista do Governo de Mato Grosso e treina na cidade de Barra do Garças (a 515 km de Cuiabá).

O currículo do velocista é extenso. Jânio já participou de competições na Colômbia, Argentina e El Salvador, onde ganhou o terceiro lugar no Pan-americano de Cross Country representando o Brasil. Para o Ibero-americano, Varjão encontra-se confiante com seu desempenho ao longo dos treinamentos e, consequentemente, vê o índice olímpico muito possível.

Ibero-Americano

Com mais de 500 atletas de 23 países, o Campeonato Ibero-americano de Atletismo teve início na  manhã desta sexta-feira (10), no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT-UFMT), em Cuiabá. A competição internacional é uma marca histórica para Mato Grosso, que recebe atletas com  a possibilidade de garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Com 90 atletas, o time Brasil reúne quatro mato-grossenses, sendo eles Jânio Varjão, dos 800m, Lissandra Campos, do salto em distância, Almir dos Santos, do salto triplo, e Wendell Jeronimo, dos 5000m e da corrida de rua de 10km.

A cerimônia oficial de abertura está prevista para às 17h30 (de MT). A entrada no evento é franca.

Fonte: RDN

VEJA TAMBÉM

COMENTE

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

POPULAR

COMENTÁRIOS